Lançamento GT Fintech
29/01/2018
Resultados do primeiro ciclo de trabalho do GT de Títulos Verdes
29/01/2018

Resultados do primeiro ciclo de trabalho do GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto

O GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto tem como foco identificar os possíveis mecanismos de finanças sociais e a disseminação de melhores práticas sobre análises de impactos socioeconômicos e ambientais. Seu objetivo é identificar as possíveis conexões e possibilidades do tema e dos seus mecanismos, a partir da visão de gestores públicos e do sistema nacional de fomento, para promover o desenvolvimento de soluções, de produtos e de serviços financeiros que afetam a vida de usuários dos serviços sociais públicos. O GT foi dividido em quatro subgrupos: (i) Métricas; (ii) Fontes de Captação para Agências de Fomento e Bancos de Desenvolvimento; (iii) CIS – Contrato de Impacto Social; e (iv) Crowdfunding.

Na reunião presencial do dia 22 de novembro, encerrou-se o primeiro ciclo de trabalho e assim, foi apresentado o andamento dos trabalhos e resultados de cada um dos subgrupos. Destacamos aqui o resultado do subgrupo de métricas que realizou estudo sobre as principais metodologias e indicadores existentes e indicaram aqueles que entendiam ser os mais adequados ao propósito dos demais subgrupos.

No subgrupo Fontes de Captação para agências de fomento e bancos de desenvolvimento regional, depois de estudo realizado pelo grupo, optou-se por focar no fortalecimento jurídico do Fundo Rotativo Solidário. Assim, realizou-se estudo sobre fundo rotativo, principalmente a identificação de necessidade de regulamentação específica para prover segurança jurídica aos atores públicos.

No subgrupo CIS, destaca-se a matriz SWOT desenvolvida pelo grupo apontando as oportunidades, forças, ameaças e fraquezas de desenvolver o mercado de CIS no Brasil. Por fim, no subgrupo de crowdfunding, destacamos a realização de benchmark internacional sobre o tema e a análise sobre qual papel os bancos de desenvolvimento podem desempenhar nestas operações