Agenda do LAB

Seminário “Inovar para transformar o desenvolvimento sustentável” – 1 ano LAB

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB), uma parceria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), promove no dia 13 de setembro, em São Paulo, o seminário “Inovar para transformar o desenvolvimento sustentável”. O evento acontece no Hotel Radisson Paulista (Alameda Santos, 85, Jardins) e as inscrições podem ser feitas no site: http://abde.org.br/inscricoes-abertas/.

O evento, gratuito, comemora o primeiro ano do LAB e tem o objetivo de apresentar os principais resultados atingidos até o momento pelos quatro Grupos de Trabalho (GT) da instituição.

O seminário, que tem início às 8h30, está divido em quatro painéis, cada um específico com assuntos abordados pelo laboratório, que são: Finanças Verdes, Títulos Verdes, Investimentos de Impacto e Fintech.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: lab@abde.org.br

 13 de Setembro de 2018

Quarta Reunião Presencial GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto

O GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto terá sua quarta reunião presencial em São Paulo no dia 12 de setembro, na parte da manhã. Esta tem como objetivo apresentar as atividades que foram desenvolvidas no primeiro ano de trabalho além de debater e desenhar a proposta do plano de trabalho para o segundo ano do LAB.

 12 de Setembro de 2018

Quarta Reunião Presencial GT de Títulos Verdes

O GT de Títulos Verdes terá sua quarta reunião presencial em São Paulo no dia 12 de setembro, na parte da manhã. Esta tem como objetivo apresentar as atividades que foram desenvolvidas no primeiro ano de trabalho além de debater e desenhar a proposta do plano de trabalho para o segundo ano do LAB.

 12 de Setembro de 2018

Terceira Reunião Presencial GT de Fintech

O GT de Fintech terá sua terceira reunião presencial em São Paulo no dia 12 de setembro, na parte da tarde. Esta tem como objetivo apresentar o andamento das atividades e os resultados já alcançados.

 12 de Setembro de 2018

Quarta Reunião Presencial GT de Finanças Verdes

O GT de Finanças Verdes terá sua quarta reunião presencial em São Paulo no dia 12 de setembro, na parte da tarde. Esta tem como objetivo apresentar as atividades que foram desenvolvidas no primeiro ano de trabalho além de debater e desenhar a proposta do plano de trabalho para o segundo ano do LAB.

 12 de Setembro de 2018

Segunda Reunião Presencial GT de Fintech

O GT de Fintech terá sua segunda reunião presencial no Rio de Janeiro no dia 10 de maio. Esta tem como objetivo apresentar o andamento das discussões e os resultados já alcançados.

 10 de Maio de 2018

Terceira Reunião Presencial GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto

O GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto terá sua terceira reunião presencial no Rio de Janeiro no dia 09 de maio. Esta tem como objetivo apresentar o andamento das discussões e os resultados já alcançados.

 09 de Maio de 2018

Terceira Reunião Presencial GT de Finanças Verdes

O GT de Finanças Verdes terá sua terceira reunião presencial no Rio de Janeiro no dia 08 de maio. Esta tem como objetivo apresentar o andamento das discussões e os resultados já alcançados.

 08 de Maio de 2018

Terceira Reunião Presencial GT de Títulos Verdes

O GT de Títulos Verdes terá sua terceira reunião presencial no Rio de Janeiro no dia 07 de maio. Esta tem como objetivo apresentar o andamento das discussões e os resultados já alcançados.

 07 de Maio de 2018

Primeira Reunião Presencial GT de Fintech

O GT de Fintech teve sua primeira reunião presencial no Rio de Janeiro no dia 22 de janeiro de 2018. As instituições presentes fizeram um amplo debate e dividiram o GT em 3 subgrupos:

(i) Regulação e Soluções Inovadoras

(ii) Fomento do Ecossistema

(iii) Instituições Financeiras Públicas e Privadas

A próxima reunião ocorrerá em maio.

 22 de Janeiro de 2018

Seminário Fintech Brasil – Tecnologia e Inovação no Setor Financeiro

No dia 14 de dezembro de 2017, foi realizado o Seminário Fintech Brasil – Tecnologia e Inovação no Setor Financeiro, promovido pelo LAB em parceria da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e com o apoio do Sebrae. Juntando diferentes atores do mercado – Governo, Sistema Nacional de Fomento, Sistema Financeiro Nacional, Reguladores Internacionais, Universidades, Investidores e Startups – foi possível realizar um amplo debate sobre a economia digital e as novas tecnologias financeiras. Ainda, foi lançado o 4º GT do LAB sobre Fintech que unirá instituições do mercado financeiro, do Sistema Nacional de Fomento, reguladores e associações de fintechs.

Durante o Seminário foi possível observar as tendências mundiais e o avanço das Fintechs no mundo e no Brasil, além do posicionamento dos reguladores, os gargalos apontados pelas Fintechs e os programas e ações que as instituições do SNF já vêm desenvolvendo junto às startups.

Maiores informações entre em contato com o LAB em lab@abde.org.br

Segunda Reunião Presencial GT de Finanças Verdes

A segunda reunião presencial do GT de Finanças Verdes ocorreu dia 23 de novembro de 2017. Nesta foi apresentada o andamento das discussões e os primeiros resultados do GT.

A próxima reunião ocorrerá em maio.

 23 de Novembro de 2017

Segunda Reunião Presencial GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto

A segunda reunião presencial do GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto ocorreu dia 22 de novembro de 2017. Nesta foi apresentada o andamento das discussões e os primeiros resultados do GT.

A próxima reunião ocorrerá em maio.

 22 de Novembro de 2018

Segunda Reunião Presencial GT de Títulos Verdes

A segunda reunião presencial do GT de Títulos Verdes ocorreu dia 21 de novembro de 2017. Nesta foi apresentada o andamento das discussões e os primeiros resultados do GT.

A próxima reunião ocorrerá em maio.

 21 de Novembro de 2017

1ª reunião do GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto

No dia 23 de agosto, ocorreu a primeira reunião deste GT.  As instituições fizeram um amplo debate sobre os novos instrumentos financeiros para impulsionar negócios com potencial de impacto socioambiental e foi criado 4 subgrupos:

1) Métricas de avaliação de impacto;

2) Fontes de captação para agências de fomento e bancos de desenvolvimento regional;

3) CIS – Contrato de Impacto social; e

4) Crowndfunding.

A próxima reunião do GT acontecerá em novembro.

Maiores informações entre em contato com o LAB em
lab@abde.org.br

23 de Agosto de 2017

1ª Reunião do GT de Finanças Verdes

No dia 23 de agosto, ocorreu a primeira reunião deste GT. Com a finalidade de oferecer um conteúdo adicional para o direcionamento das atividades propostas para o grupo ocorreu uma breve apresentação sobre o contexto da eficiência energética e Ggração distribuída no Brasil, com especialistas no tema. Em seguida, foram discutidos os quatro temas prioritários que serão trabalhados pelos subgrupos:

1) Garantias;

2) Veículos de investimento;

3) Alternativas de funding; e

4) Regulatório.

A próxima reunião do GT acontecerá em novembro.

Maiores informações entre em contato com o LAB em lab@abde.org.br

23 de Agosto de 2017

1ª Reunião do GT Títulos Verdes

No dia 3 de agosto, ocorreu a primeira reunião do GT de Títulos Verdes. As instituições aprofundaram o conhecimento sobre esse mercado a nível internacional e desenvolveram e avaliaram propostas de intervenção no Brasil. Foram instituídos três subgrupos, que desenvolverão os seguintes temas:

1) avaliação de subsídios e vantagens regulatórias;

2) instrumentos e plataformas privadas e

3) viabilidade de emissões soberanas e pioneiras por bancos e fundos públicos. A próxima reunião do GT acontecerá em novembro.

Maiores informações entre em contato com o LAB em lab@abde.org.br

 3 de Agosto de 2017

Lançamento do Laboratório de Inovações Financeiras

Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançaram, no dia 03 de agosto, das 9h às 12h30, no Rio de Janeiro, o Laboratório de Inovação Financeira (LAB), que promoverá a união de atores do sistema financeiro; do mercado de capitais e da sociedade para impulsionar o debate e a criação de ferramentas que permitam o avanço do desenvolvimento sustentável no País, por intermédio do aprofundamento das questões ligadas ao financiamento verde, a títulos verdes e a finanças sociais. Para marcar o lançamento desta importante iniciativa, especialistas internacionais e nacionais participarão de debate sobre os temas durante o evento de lançamento.

O Laboratório contou com a presença de instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs), intermediários financeiros privados, investidores, especialistas, órgãos reguladores e representantes de setores-chave da economia. O LAB será constituído de três grupos de trabalho (GTs), coordenados pela ABDE e pela CVM, com participação direta do BID, que discorrerão sobre os seguintes temas específicos: Títulos Verdes; Finanças Verdes e Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto.

 

Maiores informações entre em contato com o LAB em lab@abde.org.br

 3 de Agosto de 2017