Agenda do LAB

Segunda Reunião Presencial GT de Fintech

O GT de Fintech terá sua segunda reunião presencial no Rio de Janeiro no dia 10 de maio. Esta tem como objetivo apresentar o andamento das discussões e os resultados já alcançados.

 10 de Maio de 2018

Terceira Reunião Presencial GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto

O GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto terá sua terceira reunião presencial no Rio de Janeiro no dia 09 de maio. Esta tem como objetivo apresentar o andamento das discussões e os resultados já alcançados.

 09 de Maio de 2018

Terceira Reunião Presencial GT de Finanças Verdes

O GT de Finanças Verdes terá sua terceira reunião presencial no Rio de Janeiro no dia 08 de maio. Esta tem como objetivo apresentar o andamento das discussões e os resultados já alcançados.

 08 de Maio de 2018

Terceira Reunião Presencial GT de Títulos Verdes

O GT de Títulos Verdes terá sua terceira reunião presencial no Rio de Janeiro no dia 07 de maio. Esta tem como objetivo apresentar o andamento das discussões e os resultados já alcançados.

 07 de Maio de 2018

Primeira Reunião Presencial GT de Fintech

O GT de Fintech teve sua primeira reunião presencial no Rio de Janeiro no dia 22 de janeiro de 2018. As instituições presentes fizeram um amplo debate e dividiram o GT em 3 subgrupos:

(i) Regulação e Soluções Inovadoras

(ii) Fomento do Ecossistema

(iii) Instituições Financeiras Públicas e Privadas

A próxima reunião ocorrerá em maio.

 22 de Janeiro de 2018

Seminário Fintech Brasil – Tecnologia e Inovação no Setor Financeiro

No dia 14 de dezembro de 2017, foi realizado o Seminário Fintech Brasil – Tecnologia e Inovação no Setor Financeiro, promovido pelo LAB em parceria da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e com o apoio do Sebrae. Juntando diferentes atores do mercado – Governo, Sistema Nacional de Fomento, Sistema Financeiro Nacional, Reguladores Internacionais, Universidades, Investidores e Startups – foi possível realizar um amplo debate sobre a economia digital e as novas tecnologias financeiras. Ainda, foi lançado o 4º GT do LAB sobre Fintech que unirá instituições do mercado financeiro, do Sistema Nacional de Fomento, reguladores e associações de fintechs.

Durante o Seminário foi possível observar as tendências mundiais e o avanço das Fintechs no mundo e no Brasil, além do posicionamento dos reguladores, os gargalos apontados pelas Fintechs e os programas e ações que as instituições do SNF já vêm desenvolvendo junto às startups.

Maiores informações entre em contato com o LAB em lab@abde.org.br

Segunda Reunião Presencial GT de Finanças Verdes

A segunda reunião presencial do GT de Finanças Verdes ocorreu dia 23 de novembro de 2017. Nesta foi apresentada o andamento das discussões e os primeiros resultados do GT.

A próxima reunião ocorrerá em maio.

 23 de Novembro de 2017

Segunda Reunião Presencial GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto

A segunda reunião presencial do GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto ocorreu dia 22 de novembro de 2017. Nesta foi apresentada o andamento das discussões e os primeiros resultados do GT.

A próxima reunião ocorrerá em maio.

 22 de Novembro de 2018

Segunda Reunião Presencial GT de Títulos Verdes

A segunda reunião presencial do GT de Títulos Verdes ocorreu dia 21 de novembro de 2017. Nesta foi apresentada o andamento das discussões e os primeiros resultados do GT.

A próxima reunião ocorrerá em maio.

 21 de Novembro de 2017

1ª reunião do GT de Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto

No dia 23 de agosto, ocorreu a primeira reunião deste GT.  As instituições fizeram um amplo debate sobre os novos instrumentos financeiros para impulsionar negócios com potencial de impacto socioambiental e foi criado 4 subgrupos:

1) Métricas de avaliação de impacto;

2) Fontes de captação para agências de fomento e bancos de desenvolvimento regional;

3) CIS – Contrato de Impacto social; e

4) Crowndfunding.

A próxima reunião do GT acontecerá em novembro.

Maiores informações entre em contato com o LAB em
lab@abde.org.br

23 de Agosto de 2017

1ª Reunião do GT de Finanças Verdes

No dia 23 de agosto, ocorreu a primeira reunião deste GT. Com a finalidade de oferecer um conteúdo adicional para o direcionamento das atividades propostas para o grupo ocorreu uma breve apresentação sobre o contexto da eficiência energética e Ggração distribuída no Brasil, com especialistas no tema. Em seguida, foram discutidos os quatro temas prioritários que serão trabalhados pelos subgrupos:

1) Garantias;

2) Veículos de investimento;

3) Alternativas de funding; e

4) Regulatório.

A próxima reunião do GT acontecerá em novembro.

Maiores informações entre em contato com o LAB em lab@abde.org.br

23 de Agosto de 2017

1ª Reunião do GT Títulos Verdes

No dia 3 de agosto, ocorreu a primeira reunião do GT de Títulos Verdes. As instituições aprofundaram o conhecimento sobre esse mercado a nível internacional e desenvolveram e avaliaram propostas de intervenção no Brasil. Foram instituídos três subgrupos, que desenvolverão os seguintes temas:

1) avaliação de subsídios e vantagens regulatórias;

2) instrumentos e plataformas privadas e

3) viabilidade de emissões soberanas e pioneiras por bancos e fundos públicos. A próxima reunião do GT acontecerá em novembro.

Maiores informações entre em contato com o LAB em lab@abde.org.br

 3 de Agosto de 2017

Lançamento do Laboratório de Inovações Financeiras

Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançaram, no dia 03 de agosto, das 9h às 12h30, no Rio de Janeiro, o Laboratório de Inovação Financeira (LAB), que promoverá a união de atores do sistema financeiro; do mercado de capitais e da sociedade para impulsionar o debate e a criação de ferramentas que permitam o avanço do desenvolvimento sustentável no País, por intermédio do aprofundamento das questões ligadas ao financiamento verde, a títulos verdes e a finanças sociais. Para marcar o lançamento desta importante iniciativa, especialistas internacionais e nacionais participarão de debate sobre os temas durante o evento de lançamento.

O Laboratório contou com a presença de instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs), intermediários financeiros privados, investidores, especialistas, órgãos reguladores e representantes de setores-chave da economia. O LAB será constituído de três grupos de trabalho (GTs), coordenados pela ABDE e pela CVM, com participação direta do BID, que discorrerão sobre os seguintes temas específicos: Títulos Verdes; Finanças Verdes e Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto.

 

Maiores informações entre em contato com o LAB em lab@abde.org.br

 3 de Agosto de 2017