Fintech

Este GT contará com a participação de representantes de órgãos governamentais, das associações de Fintech, do setor financeiro, dos reguladores, entre outros.


Terá dois focos de atuação principal:

  • Estudos e avaliações sobre as novas tecnologias financeiras, economia digital e tendências e mecanismos de financiamento alternativos (impactos, oportunidades e desafios);
  • Desenho da proposta de atuação conjunta em tecnologias financeiras, economia digital e mecanismos de financiamento alternativos (regras de governança, membros, serviços oferecidos etc.), incluindo estudo sobre a viabilidade de implantação de um projeto de sandbox regulatório nos mercados de capitais, de seguros e de previdência.

Para isto, focará em três temas:

  • Regulação;
  • Outros incentivos para desenvolver os ecossistemas Fintech; e
  • Análise dos aspectos das experiências Fintech.

Subgrupos:

1. Regulação e soluções inovadoras
Visa analisar a normatização, considerando as experienciais internacionais, principalmente para desenvolver o sandbox regulatório. Além de identificar as necessidades, gargalos e preocupações do mercado de Fintech considerando seus segmentos (crédito, insurtech, sistema de pagamentos, crowdfunding).
2. Fomento do Ecossistema
Avaliar o impacto do mercado e medidas públicas e privadas para estimular o setor.
3. Instituições Financeiras Públicas e Privadas
Estudar como o Sistema Nacional de Fomento pode utilizar as Fintechs para melhorar seu impacto, assim como, analisar como o setor privado pode suportar o mercado além de, promover diálogo entre as Fintechs e os demais setores.

Instituições Participantes do GT Fintech:

AB2L, ABCD, ABDE, ABCripto, ABFintech, ABStartups, AgeRio, Anbima, Anjos do Brasil , ANPROTEC, B3, Banco Central, Banco do Brasil, BDMG, BID, BNDES, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Camara-e.net, Conexão Fintech, Consultor, Cubo Digital , CVM, Desenvolve SP, Endeavor, Equity , Febraban, FGV-Direito, Fialdini Advogados, Finep, Fomento Paraná, KPMG, Mayer Brown, Marins e Bertoldi advogados, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Ministério da Cultura, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Previc, Sebrae, Susep, USP.


Lançamento GT Fintech


Sua primeira reunião presencial ocorreu dia 22 de janeiro de 2018.



 

Resultados do primeiro ciclo
de trabalho do GT Fintech

O grupo de Fintech se reuniu no dia 10 de maio de 2018 no Rio de Janeiro. Em breve os resultados apresentados estarão disponíveis.