Fintech

Este GT contará com a participação de representantes de órgãos governamentais, das associações de Fintech, do setor financeiro, dos reguladores, entre outros. Terá dois focos de atuação principal: (1) estudos e avaliações sobre as novas tecnologias financeiras, economia digital e tendências e mecanismos de financiamento alternativos (impactos, oportunidades e desafios); e (2) desenho da proposta de atuação conjunta em tecnologias financeiras, economia digital e mecanismos de financiamento alternativos (regras de governança, membros, serviços oferecidos etc.), incluindo estudo sobre a viabilidade de implantação de um projeto de sandbox regulatório nos mercados de capitais, de seguros e de previdência.

Para isto, focará em três temas:

  1. Regulação;
  2. Outros incentivos para desenvolver os ecossistemas Fintech; e
  3. Análise dos aspectos das experiências Fintech.

Subgrupos:

1. Regulação e soluções inovadoras

Visa analisar a normatização, considerando as experienciais internacionais, principalmente para desenvolver o sandbox regulatório. Além de  identificar as necessidades, gargalos e preocupações do mercado de Fintech considerando seus segmentos (crédito, insurtech, sistema de pagamentos, crowdfunding).

2. Fomento do Ecossistema

Avaliar o impacto do mercado e medidas públicas e privadas para estimular o setor.

3. Instituições Financeiras Públicas e Privadas

Estudar como o Sistema Nacional de Fomento pode utilizar as Fintechs para melhorar seu impacto, assim como, analisar como o setor privado pode suportar o mercado além de, promover diálogo entre as Fintechs e os demais setores.

Instituições participantes do GT de Fintech:

ABDE, ABFintech, ABStartups, AgeRio, Anbima, Anjos do Brasil, ANPROTEC, B3, Banco Central, Banco do Brasil, Bandes, BDMG, BID, BNDES, Bradesco, BRDE, Caixa, Camara-e.net, Conexão Fintech, Cubo Digital , CVM, Desenvolve SP, Endeavor, EQUITY Associação Brasileira de Equity Crowdfunding, Febraban, Finep, MCTI, Ministério da Cultura, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, NXTP, Previc, Sebrae, e Susep.

Lançamento GT Fintech

Sua primeira reunião presencial ocorreu dia 22 de janeiro de 2018.

Resultados do primeiro ciclo de trabalho do GT Fintech

O grupo de Fintech se reuniu no dia 10 de maio de 2018 no Rio de Janeiro. Em breve os resultados apresentados estarão disponíveis.