grupos-de-trabalho

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) atua por meio de Grupos de Trabalho que, apoiados por especialistas, elaboram estudos, disseminam conhecimento, formatam pilotos e contribuem com sugestões regulatórias sobre os temas abordados, associados à inovação e às finanças sustentáveis.

Cada GT se organiza em subgrupos temáticos, de acordo com as iniciativas definidas a partir da escuta a stakeholders do mercado. Os membros dos subgrupos interagem por videoconferências quinzenais para a condução dos trabalhos, enquanto os GTs realizam de duas a três reuniões ao ano para o compartilhamento dos avanços em cada subgrupo.


Atualmente, contamos com quatro Grupos de Trabalho:


GT Finanças Verdes

Tem como objetivo propor soluções financeiras e de mitigação de riscos para alavancar recursos para investimentos com adicionalidade socioambiental, com especial foco no mercado de títulos verdes e/ou sustentáveis. Mapear gargalos e soluções para o financiamento verde a investimentos setoriais e disseminar boas práticas de mercado.

Saiba mais sobre o GT Finanças verdes clicando aqui


GT Fintech

Tem como objetivo estimular o surgimento de novas tecnologias financeiras inovadoras no país, buscando abrir espaço para a oferta de serviços mais eficientes e que promovam maior inclusão financeira; inclusive por meio de estruturas de Sandbox Regulatório. Apoia o acesso a novas tecnologias por instituições financeiras públicas e privadas e o fortalecimento do ecossistema de fintechs.

Saiba mais sobre o GT Fintech clicando aqui


GT Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto

Tem como objetivo facilitar a criação de instrumentos financeiros alternativos para o financiamento de investimentos de impacto social, incluindo a união do capital público e privado (Blended Finance) e a perspectiva para a diversidade e a inclusão de populações minorizadas no acesso a recursos.

Saiba mais sobre o GT Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto aqui


GT Gestão de Riscos ASG e Transparência

Tem como objetivo fomentar o diálogo e ampliar a compreensão sobre como fatores ambientais, sociais e de governança (ASG) podem se traduzir em riscos e oportunidades para os negócios. Incentivar a transparência na gestão dos aspectos ASG. Apoiar a integração das recomendações da TCFDTask Force on Climate-Related Financial Disclosures (FSB) e a interlocução para a promoção da biodiversidade e do capital natural.

Saiba mais sobre o GT Gestão de Riscos ASG clicando aqui


Uma iniciativa de: