Propostas de Produtos Financeiros Verdes


Faça download dos
DOCUMENTOS

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) e o projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBraS) convidam entidades do mercado financeiro brasileiro, empresas e entidades do 3º setor (ONGs, OSCIPs, entre outras) que cooperam com o setor financeiro a enviar propostas para o desenvolvimento de Produtos Financeiros Verdes (PFV) para a Chamada da Estrutura de Assistência Técnica (EAT).

A EAT é uma iniciativa criada em parceria com LAB, financiada pelo governo alemão através da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e gerenciada pelo projeto FiBraS. O objetivo é contribuir para o aumento do volume de financiamentos verdes no mercado financeiro brasileiro. Para isso, a EAT oferece suporte para o desenvolvimento e lançamento de PFVs inovadores nas áreas de mudanças climáticas, energias renováveis e eficiência energética, proteção da água, gestão de resíduos, economia circular, florestas, agricultura de baixo carbono, entre outros tópicos que contribuam positivamente para a transformação sustentável da economia brasileira.

O suporte da EAT se dará por meio de assistência técnica sob demanda, tais como serviços de consultoria especializados (jurídicos, contábeis, fiscais, tributários, entre outros), destinados ao desenvolvimento, implantação e lançamento das propostas selecionadas na chamada. Os interessados participarão de um processo seletivo de acordo com as regras e documentos descritivos abaixo.

Nessa documentação, o proponente encontrará as condições de seleção, que estão esclarecidas no documento Chamada e o Formulário de Aplicação. As propostas deverão ser enviadas até às 23:59 horas do dia 15 de novembro de 2019 para o endereço chamadaeat@labinovacaofinanceira.com. A avaliação levará em consideração aspectos como possíveis impactos socioeconômicos, formação de parcerias, potencial de replicabilidade e inovação.

O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de dezembro de 2019 neste site.

Datas principais
Abertura da chamada: 15/10/2019
Prazo para envio das propostas: 15/11/2019
Anúncio da seleção: 20/12/2019

Resultado da Seleção da Chamada Estrutura de Assistência Técnica (EAT)

Após análise das propostas apresentadas, que envolveu diversos representantes dos parceiros do projeto FiBraS, foram selecionadas as seguintes instituições para ingresso no processo de formalização de parceria para receber assistência técnica para o desenvolvimento de seus Produtos Financeiros Verdes (PFVs):

1 – Banco Itaú: proposta de financiamento de sistemas de energia solar focado em clientes de varejo

2 – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG): proposta de plataforma digital de financiamento de soluções de eficiência energética focado em Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs)

3 – Banco da Amazônia: proposta de financiamento de pecuária verde na região da Amazônia

4 – SITAWI: proposta de desenvolvimento de plataforma de crowdlending para conectar investidores de varejo com projetos verdes

5 – VOX Capital: proposta de fundo de investimento para projetos de geração distribuída de energia solar.

Para mais informações, os proponentes podem entrar em contato: chamadaeat@labinovacaofinanceira.com

FiBraS – Finanças Brasileiras Sustentáveis
Um projeto fomentado pelo governo alemão por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH
SCN Quadra 1 Bloco C Sala 1401, Ed. Brasília Trade Center (70711-902)
Brasilia – DF, Brasil