Sobre o LAB

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que reúne diferentes setores (financeiro, consumidor, provedor, regulatorio) para um fórum de discussão intersetorial. O intuito é fomentar a criação de instrumentos de investimento e de estruturas financeiras, que maximizem a alavancagem do setor privado e que otimizem o uso de fundos de doadores. Dentre os principais desafios estão: identificar gargalos ao investimento privado em soluções sustentáveis em setores como energia, transporte, agricultura e água; desenhar instrumentos financeiros para alavancar investimentos, como linhas de financiamento e mecanismos de gestão de risco; e analisar instrumentos inovadores e boas práticas que possam ser replicadas por instituições financeiras de desenvolvimento. O LAB é um espaço para debater experiências internacionais e construir um diálogo intersetorial organizados em grupos de trabalho (GT) sobre quatro temas: Finanças Verdes, Fintech, Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto e Títulos Verdes.

A ABDE

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento presentes em todo o país – bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento –, além da Finep e do Sebrae. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e executa ações indutoras do SNF, tendo como meta constante o aprimoramento da atuação de seus associados, para que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro. Realiza cursos, produz estudos e representa as instituições em mesas de diálogo com organismos do governo, do setor produtivo e da sociedade.

Para maiores informações acesse: www.abde.org.br

O BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Para maiores informações acesse: www.iadb.org

A CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), criada em 07/12/1976 pela Lei 6.385/76, tem por objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. É uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária. Em 2013, a CVM reformulou sua estratégia institucional e lançou o seu atual Plano Estratégico, reafirmando valores e propósito e definindo os Objetivos Estratégicos com projeção para 2023.

Para maiores informações acesse: www.cvm.gov.br

hover 1 labhover lab 2